blogue editado

blogue editado por José Marques Mendes e Luís Luz

9 de fevereiro de 2013

Paixão l

Reflexão: Encontre um emprego que o fascine e não terá que trabalhar um só dia na vida. Conhecemos esta expressão e é disso que trata a reflexão de Fevereiro.

Paixão na ação profissional e, por maioria de razão, na vida em geral.

Trabalhar é uma necessidade que cada um tem para sobreviver e preparar materialmente o futuro. Trabalhar tem uma conotação pesada, chata, por vezes negativa e até com algum sinal de injustiça. Como que trabalhar fosse um castigo diário por sermos seres humanos adultos com a fatalidade de fazermos pela vida a todo o esforço. Para muitos essa obrigação até vai além de viver pois sentem que têm de ganhar muito dinheiro. Fazer fortuna é a compensação real desse castigo, é a motivação para ultrapassar trabalhos forçados diários.

Cada um toma o trabalho como quiser. Como uma inevitabilidade, como um meio para enriquecer, como um modo de vida ou como uma forma de chegar além.
Tudo está certo e será tão mais fácil se o trabalho for tomado com paixão. Com prazer e sentimento de gozo, disfrutando dos obstáculos e das formas de os ultrapassar.
Um trabalho comercial, diariamente no carro e na estrada, pode ser feito com paixão pela forma como se associa o logro dos acordos aos caminhos, paisagens, pessoas e localidades que se vão conhecendo.

Para que esta paixão se desenvolva no quotidiano de cada um é preciso querer encontrá-la e não esperar que nos esbarremos nela. É preciso acreditar que a paixão no trabalho é possível e, uma vez nesse estado, todos os dias são dias de entusiasmo e de apreço por termos uma vida e, o trabalho, simplesmente fará parte dela.


Orientação: Não correr demasiado, isto é, não fazer as coisas como tarefas sequenciais sem tempo para pensar e parar. Não achar que quanto mais melhor. Somos seres humanos e não "fazeres humanos".
Fazer com energia e dinâmica mas só depois de saber para onde quer ir. Primeiro arrumar a cabeça "arrumando um rumo". Cada pessoa deve ter a sua própria visão para a vida ou seja, cuidar da sua dimensão espiritual.

José Marques Mendes

Sem comentários: