blogue editado

blogue editado por José Marques Mendes e Luís Luz

27 de fevereiro de 2011

Os ViP


Às vezes cruzamo-nos com pessoas que conhecemos, sabemos que elas nos conhecem, trocamos olhares, por vezes sorrimos ou acenamos com a cabeça e, simplesmente, seguimos caminho.
É uma atitude simples e prática, adoptada umas vezes por inibição, outras vezes porque não é oportuno investir mais. Algumas vezes por incerteza sobre a pessoa e outras vezes porque queremos mesmo assim.
Em alguns casos, aproximamo-nos, cumprimentamo-nos fisicamente e trocamos algumas palavras.
Este fenómeno de relacionamento ocasional acontece com alguma frequência e claro, há que o aceitar assim. Curto e assertivo porque movemo-nos com alguma dinâmica, contactamos com muita gente e nem todos os conhecimentos obrigam a uma troca de cumprimentos, efetiva.
Creio que me entenderam a realidade que transmiti e, com alguma boa vontade, revêem-se em algum destes cenários.
Porem, há situações que, embora parecidas com as referidas, são diferentes. Diferentes porque envolvem outro tipo de protagonistas.
Situações que envolvem vaidosos, popularuchos e que alimentam a sua estima com o "vi que me viste".
É isso mesmo. Só têm como objetivo serem reconhecidos, não cumprimentam ninguém e fazem de conta que estão muito compenetrados em algo. Acham-se importantes e acima dos restantes mortais.
Sao os ViP. Vaidosos i popularuchos.
Há dias estive num evento que envolvia várias figuras conhecidas e o panorama era esse. Alguns ilustres faziam-se notar mas não notavam nada. Olhavam mas não viam.

Porque puxo este assunto num contexto de liderança?

Queria deixar muito claro que ninguém é superior a ninguém mesmo tendo mais notoriedade pública ou maior cargo numa organização.
Princípio fundamental de liderança: humildade.

Sabemos o quanto é importante termos estima em nós. Deixo então e de forma muito clara que, a estima que temos por nós vem do que fazemos pelos outros e não do que os outros fazem por nós.
Princípio fundamental de liderança: auto-estima.

Se estamos em ambiente amigável e nos relacionamos com pessoas, devemos estar muito disponíveis fisicamente.
Princípio fundamental de liderança: comunicar.

Se repararmos, estes princípios de liderança aplicam-se até em situações pessoais com a família e amigos pelo que, arrisco em dizer:
Liderar não é algo distante e inacessível.

José Marques Mendes


dizerJosé Marques MendesJS

Sem comentários: